como o cachorro é capaz de reconhecer seu dono?

os cães e a sua incrível capacidade de identificar seus donos acaba surpreendendo seus tutores. pelo cheiro, pela voz e pelo andar, eles já sabem e identificam de longe os seus amigos. com pessoas de fora, eles latem, se escondem, ficam agitados e até mesmo nervosos. o estranhamento ao desconhecido muda de acordo com cada […]

os cães e a sua incrível capacidade de identificar seus donos acaba surpreendendo seus tutores. pelo cheiro, pela voz e pelo andar, eles já sabem e identificam de longe os seus amigos. com pessoas de fora, eles latem, se escondem, ficam agitados e até mesmo nervosos. o estranhamento ao desconhecido muda de acordo com cada pet.

os cachorros sabem muito bem quem são aqueles que moram na mesma casa que ele, que lhe dão alimento, carinho e proteção. dessa forma, quando falamos de cachorros e seus donos, acaba sendo bastante perceptível que os animais reconhecem os tutores na maioria dos casos. após um longo período longe de casa, a volta é calorosa e receptiva, e só quem tem um pet te esperando sabe o afeto e o carinho que recebemos em troca. eles não apenas demonstraram nos reconhecer de longas viagens, como deixam bem claro que estavam sentindo muitas saudades. afinal, é conosco que eles dividem a casa e a rotina.

 

os rostos não fazem tanta diferença e isso é um fato, afinal os cachorros não tem uma das melhores visões do reino animal, mas pelo olfato eles conseguem reconhecer e diferenciar muito bem as pessoas. se você passa muito tempo com o seu cachorro, ele com certeza conhece o seu cheiro muito bem. definitivamente o olfato é o motivo principal pelo qual o animal reconhece seu dono, isso graças a associação pelo cheiro. a audição dos animais também é bem poderosa, então você pode ser reconhecido pelo seu pet por ela também.

 

a rotina influencia bastante nesse processo de reconhecimento, afinal em famílias grandes o animal pode acabar se apegando mais a uma pessoa específica, é quase como se ele escolhesse um dos membros para chamar de seu, mas você já se perguntou como essa decisão é tomada? via de regra, os pets acabam se apegando mais a quem está com eles por mais tempo. se há uma pessoa que sempre brinca, coloca comida e faz carinho rotineiramente, ele certamente interpretará esse indivíduo como sendo seu tutor principal.

existem comportamentos específicos que ajudam a entender quem ele escolheu como preferido, se ele te segue o tempo todo pela casa ou mostra os brinquedos para que brinquem juntos, provavelmente ele te adotou como tutor. além disso, vale se atentar para os famosos “lambeijos”, os cachorros tendem a lamber seu dono, então caso você receba uma enxurrada de lambidas, é possível entender que o mesmo está indicando que você é o seu dono.

 

portanto, seja pelo cheiro inconfundível, pelo som familiar da sua voz ou pelos rituais diários de cuidado, seu cachorro constrói uma identidade única sobre você. essa incrível capacidade de reconhecimento vai muito além de uma simples identificação; é a base da lealdade e do afeto que torna essa amizade tão extraordinária.



mais no blog