Meu cachorro não está aceitando ração
se o pet está saudável, mas demonstra total desinteresse pelo alimento, não é charme: é uma forma de evitar sentir-se mal. nesse caso, há algo errado. problema pode variar desde questões estomacais até dificuldades na digestão. muitos cães têm sensibilidade a ingredientes que aparecem repetidamente nas composições das rações como o frango, por exemplo. para […]
se o pet está saudável, mas demonstra total desinteresse pelo alimento, não é charme:
é uma forma de evitar sentir-se mal. nesse caso, há algo errado.
problema pode variar desde questões estomacais até dificuldades na digestão. muitos cães têm sensibilidade a ingredientes que aparecem repetidamente nas composições das rações como o frango, por exemplo. para cães com intolerância, isso já é suficiente para desencadear alergias. os sintomas nem sempre são óbvios: podem surgir coceiras, lambeduras excessivas ou até queda de pelos. nesses casos, vale a investigação. não podemos deixar de lado o sobrepeso, já que esse fator também é prejudicial e pode afetar o interesse do cão pelo alimento. muitas vezes, o pet recusa a ração, o tutor oferece outra opção mais saborosa, o animal aceita, segue engordando e continua recusando a ração que é justamente o que deveria estar comendo.
para tornar a ração mais atrativa, muitos recorrem à ideia de misturá-la com caldos, legumes ou fontes de proteína como carne e frango cozidos. essa é uma opção válida, desde que os alimentos não ofereçam riscos ao pet. ainda assim, é necessário cuidado: ao oferecer algo mais interessante, existe sempre a possibilidade de o animal perder o interesse pela ração. isso pode dificultar bastante a rotina do tutor, especialmente em situações em que a regularidade é essencial, como em viagens. a melhor forma de manter a alimentação do seu pet em dia é prestar atenção aos hábitos alimentares dele. assim, é possível identificar sinais de desconforto e levá-lo ao veterinário antes de tomar atitudes precipitadas. vale lembrar que antes de qualquer alteração na rotina alimentar do seu cachorro, consulte o veterinário.



